Visitantes

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Psicologia ! (minha paixao)


Fico demasiado "feliz" quando o meu proprio pai desvaloriza o trabalho de um psicologo! é tao bom saber que ando a trabalhar e a estudar para ter um curso demasiado digno e que o meu protenitor nao valoriza!

Ok pai... ja percebi, os psicologos nao sabem nada, nao fazem nada, sao uns "agarra dinheiro" e que andam a sombra da bananeira!

*

sera dificil perceber que os psicologos NAO SAO para os malucos! é que de forma consciente e inconsciente ainda ha quem acredite que o psicologo é alguem que nao tem mais nada que fazer e que gosta de filosofar e mandar uns "bitaites" acerca da vida dos outros.

Um psicologo é muito mais do que um mero ouvinte... a classe dos psicologos é algo muito nobre e para quem nao sabe a psicologia esta assente em estudos empiricos que sao alvo de analise, tese, contra-tese. A psicologia É UMA CIENCIA assente em verdades cientificas e alvo de estudos e investigaçoes complexas e morosas! A psicologia é uma area muito multidisciplinar que aborda varias tematicas do mais rudimental ate aos esquemas e representaçoes mais complexas do ser humano! A psicologia estuda de entre inumeras coisas:
-o comportamento
-os processos mentais do ser humano desde os mais simples ate aos mais complexos
-os processos e mecanismos emocionais
-as patologias em termos psiquicos e psicologicos
-os processos conscientes e inconscientes
-terapias e estrategias de coping
-invervençoes psico-emocionais e cognitivas
-(...)

Estes sao alguns dos muitos exemplos que a psicologia da resposta... podendo ser aplicado o seu conhecimento em diversas areas desde a educaçao, organizaçoes, saude, criminal, etc...

Um dia Tu pai e todos os outros que nao acreditam no poder do psicologo vao perceber quais as linhas que cozem um profissional integro, consciente, capaz, sabedor, eficiente e humano! ai se vao!


*tenho muito orgulho no meu curso, no simbolo, na profissao!

13 comentários:

  1. o meu pai diz exactamente o mesmo :S diz que basicamente somos mais uns que arranjam doenças no ar para agarrar o dinheiro dos outros. passo a citar ''basta a criança pintar com um lapis preto para um qualquer afirmar que esta sofre de algum tipo de patologia e com isto ganha 60 euros para o por a desenhar com lapis de cor'' ! O.o wtf? tb estou a tirar o curso e este apoio é fenomenal!

    ResponderEliminar
  2. junta-te ao grupo, a serio é mesmo desmotivante o nosso proprio pai nao acreditar no futuro, veracidade da profissao/paixao que escolhemos! Mesmo que nao acredite na psicologia (e compreendo a parte dele pois sao de uma geraçao onde nem a disciplina de psicologia era conhecida) mas tambem deviam tentar perceber que é o futuro que escolhemos, é algo que queremos investir e, portanto, precisamos do apoio deles (dar dinheiro para a faculdade nao é tudo, o apoio e incentivo tambem sao fundamentais)...

    enfim... aquilo é cabeça dura, nao à nada a fazer...

    bjinhos e obrigada pelo seu testemunho! :D

    ResponderEliminar
  3. realmente é isso mesmooo.
    so quem sabe é quem precisa
    as vezes temos que pagar pela ignorancia dos nossos pais

    ResponderEliminar
  4. A Psicologia está além de qualquer explicação, ela transcende. Quem escolhe e tem esta profissão como paixão, tem com certeza a capacidade que poucos têm, buscar ou entender o SER, que é tão complexo e surpreenente. É raro quem quer isso, é raro quem busca, é raro quem consegue ao menos, entender! SOMOS RAROS...MAS QUE AMAM AS PESSOAS!

    ResponderEliminar
  5. É uma bela profissão que exige muita responsabilidade e respeito com o seu cliente. Cada caso é singular e exige um cuidado diferente dependendo da necessidade do cliente. Cuidado para não achar que sabe mais sobre o seu cliente do que ele próprio.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Anonimo:

    é bem verdade, so quando precisamos é que da-mos valor! enfim
    bjinhuu

    ResponderEliminar
  7. Michelly:

    é verdade, Psicologia é muito mais do que um divã, é algo sem barreiras que se estende a todas as areas! nos precisamos de varios saberes para sermos o que somos, so que hoje em dia os outros saberes ainda nao estao mt interessados em receber aquilo que nos temos para dar! e é uma das nossa missoes: abrir mentalidades, é um caminho arduo, eu sei, mas, ao mesmo tempo desafiante! :)

    ResponderEliminar
  8. Dayse:

    profissao nao diria, mas uma filosofia de vida, que exige bastante entrega e dedicaçao mas vale mesmo muito muito a pena! :D

    força :D

    ResponderEliminar
  9. Priscilla:

    é verdade em tudo o que disse, mas, ha casos em que o psicologo tem de ter pulso para contrariar as noçoes pre concebidas do paciente, tem que lhe mostrar que ele esta errado e mostrar-lhe outras alternativas!
    claro que tudo depende do contexto, da especificidade do sujeito e do modo como cada profissional exerce a psicologia!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns...acho lindo quando vejo alguém tão apaixonado pelo o que faz,acho lindo quando vejo alguém que tem tanto amor quanto eu pela psicologia,e sim você esta certa um dia todos reconheceram que o psicologo nada mais é que o DOUTOR DA MENTE!

    ResponderEliminar
  11. Na verdade as pessoas tem medo de nós psicólogos... é como se tivéssemos uma espécie de "poder paranormal" para lermos suas mentes e interpretar seu gestual; a desvalorização da maioria vem do preconceito, pois acham (os velhos achismos...) que a profissão é demasiada fácil ... (pobre deles, muitos nem sabem o significado da palavra Psicologia).
    Se fosse fácil não precisaríamos estudar 5 anos (Bacharel).
    Mas enfim, é com esse tipo de pessoas que temos que "lidar" não somente em nosso consultório, mas nas ruas, na sociedade (que é hipócrita em sua maioria) eis o trabalho do Psicólogo... entender, relevar, atuar mesmo sem estar sendo pago (dia-a-dia).
    E o melhor de tudo é que não devemos ter problemas (segundo a maioria do povo...)"tolos" esquecem-se de nossa condição HUMANA.
    Parabéns a todos os colegas por essa profissão tão digna e de grande relevância social.

    ResponderEliminar
  12. Eu amo demais esta profissão, creio que tão logo serei uma das psicólogas mais conhecida pq amo, o que eu estudo..

    ResponderEliminar