Visitantes

domingo, 23 de janeiro de 2011

Atirem pedras, e vejam se me ralo


às vezes ponho-me a pensar se serei demasiado exigente e perfeccionista e com objectivos demasiado elevados? Eu sei que sou bastante criticada por ser meticulosa e metódica demais, mas faz parte de mim. Faz parte dos meus objectivos ser cada dia melhor, ser cada dia mais eficaz e conseguir alcançar todas as minhas metas ambiciosas.
Sou muito ambiciosa, eu sei, mas é um tipo de ambição que não entra na dimensão da ganância, da inveja, nem do capricho. É algo que me move, me motiva, me dá forças para acordar todos os dias e direccionar todo o meu empenho, esforço e dedicação naquilo que realmente quero e me faz feliz!
Se tenho um triciclo, quero uma bicicleta, se tenho uma bicicleta, quero uma mota - é esta metáfora que me faz crescer, aprender e aperfeiçoar todos os pormenores, é isto que separa os que fazem algo pela sua vida, daqueles que deixam que a vida faça alguma coisa com eles. Porém isto não é sonhar, é preciso investir, estabelecer prioridades, elaborar um plano de acção ambicioso, desafiante mas real e segui-lo meticulosamente, mesmo naqueles dias em que a motivação está na fossa! Sem sacrifícios, sem esforço nada acontece! Acreditem que os sonhos não se constroem sozinhos!
Não sei se as minhas opções até aqui têm sido as correctas, mas para mim são as que considero mais adequadas. Mas também tenho consciência que essas escolhas têm repercussões nas vidas das outras pessoas, principalmente daquelas que me estão mais próximas. Felizmente as pessoas que realmente importam estão comigo nisto, estão do meu lado e ajudam-me a levantar quando as forças falham. Por isso digo que as minhas vitórias são fruto desse suporte consistente e firme que, nos fracassos, também estão lá, sempre prontos para suportar as minhas quedas.

Tudo isto para dizer que hoje tive uma pseudo discussão com uma colega de curso que me criticou por eu estar um pouco em baixo com um 16 que tirei! Ela não compreende que nem todos temos os mesmos objectivos, nem todos queremos o mediano, nem todos queremos o assim-assim. Se tenho o bom, porque não ter o excelente? Respeito quem fique contente com uma dada nota, que se conforme com o que tem, mas eu não sou assim (refiro-me em termos académicos, porque há coisas na minha vida que não quero mudar). Eu quero sempre melhorar, aprender mais, ser cada vez mais eficaz! Quero beber e assimilar tudo o que puder para, um dia, no futuro, tornar-me uma profissional o mais eficaz e correcta possivel. Faço este esforço por mim, para crescer dentro da área, mas sobretudo pelos meus futuros pacientes que merecem o melhor tratamento possivel, porque, no fim de contas, é a vida de seres humanos que vou ter nas mãos. O sucesso deles passará pela forma como irei actuar, mas para isso tenho de me aperfeiçoar, dedicar e investir naquilo que realmente quero!
Por outro lado ela não percebe nada da minha vida para me criticar, logo ela que nunca saiu de casa para ir estudar fora, tem a família e o namorado por perto e vai fazer o mestrado na mesma universidade! Ela não sabe o que é estar longe da pessoa que se amanha tempo demais que tarda sempre em passar. Eu não, eu preciso de me empenhar cada vez mais e cada vez melhor para puder estar perto daqueles que amo e não é com notas destas que vou conseguir- daí a minha frustração!

Será dificil de entender?

Gosto de...


Detalhes
Pormenores
Subtilezas

Gestos pequenos, que de pequenos não têm mesmo nada!
Gosto de minuciosa, de pequenos cuidados que primam pela diferença!


Gosto dos teus detalhes, dos teus pormenores e da tua subtileza