Visitantes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Psicologicamente falando....

hoje andei a ver e so se ve nas montras fatos e mascaras para o Carnaval...

e eu pergunto: Sera que nao andamos todos os dias mascarados? Sera que todos nao usamos uma mascara social com intuito de proteger o nosso self e de transparecer ao outro uma imagem positiva? Tudo isto para elevar a nossa auto-estima e valorizar o nosso auto-conceito e a nossa auto-eficácia!

assim sendo todos nos somos egoistas uma vez que ao comportarmo-nos de acordo com as expectativas e normas sociais que os outros enquanto sociedade estipulam, estamos a faze-lo nao pelos outros, mas sim para nos sentirmos bem, sentirmo-nos aceites, sentirmos incluídos num grupo, isto acarreta consequencias a nivel do self, ou seja, ao acreditar que estamos inseridos, a nossa auto-estima eleva-se, a nossa construçao acerca de nos proprios é valorizada e a nossa percepçao acerca da nossa eficacia tambem melhora substancialmente!

Apartir disto é caso para dizer que: o Ser Humano é Egocentrico e egoista por natureza!!

(e nao me digam o contrario...)

5 comentários:

  1. Brilhante conclusão, sim é verdade que nós os seres humanos andamos escondidos, mas muitas vezes não porque queremos, mas sim porque a sociedade nos proporciona tal coisa!

    ResponderEliminar
  2. mas se pensares bem é porque "queremos" pois nos agimos desta ou daquela maneira nao para agradar a sociedade mas sim para satisfazer as nossas necessidades pessoais como "sentimentos de pertença", "integraçao social"....

    ResponderEliminar
  3. Sim por um lado tens razão, mas ja pensaste se a sociendade em que estamos inseridos não fosse tão consumista e tão manipuladora. Será que seriamos assim?
    Eu tento ser diferente pois estou farto de me "esconder" sem razão nenhuma, numa sociedade que não acredito, quero ser diferente para não acatar ordens de ninguém, não ser mais um!

    ResponderEliminar
  4. mas se vires bem o que é a sociedade? é um grupo de pessoas individuais! :) se nos (seres pensantes) tentarmos mudar o nosso pedacinho ira trazer repercursoes a nivel do social (nem que seja uma gota no oceano). Se mudarmos um pouquinho nem que seja no nosso pequeno grupo de amigos, eles irao reestruturar as suas cogniçoes e irao com certeza querer mudar o seu mundo tambem... isto se tornara numa bola de neve que necessita de pessoas que a empurrem para que cada vez se torne maior!

    ResponderEliminar
  5. talves essas repercursoes sejam necessarias, para o nosso mundo, se não te sentes bem tens que mudar, ser criativo, pensar, agir!
    Compreendes?
    as restantes pessoas que quereram mudar contigo estão a lutar não so pelos seus objectivos como tambem pelos objectivos partilhados!
    Tudo na tentativa de poder ter melhor!

    ResponderEliminar