Visitantes

sábado, 26 de junho de 2010

(Pseudo)Consultório Clinico: AVC


Genericamente pode dizer-se que os acidentes cerebrovasculares dao-se apartir do suprimento total ou parcial de sangue ao cerebro! O sangue é o meio pela qual o cerebro é "alimentado", ou seja, é através deste meio que o cérebro recebe todas as componentes necessários para o seu bom funcionamento.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Portanto, neste ambito, é necessário ter em conta alguns conceitos como:

  • Hipóxia-suprimento parcial da chegada de oxigénio ao encéfalo que provoca algumas lesões difusas em determinadas estruturas cerebrais

  • anóxia-suprimento total da chegada de oxigénio ao cerebro, nomeadamente, devido a afogamentos, provocando, assim, lesões muito graves, algumas delas irreversíveis.

Esmiuçando um pouco mais a temática, pode dizer-se que os AVC's (Acidentes vasculares cerebrais) são causados por 2 grandes fenómenos:

  • Hemorragia Cerebral: caracteriza-se por um rebentamento de uma veia ou arteria cerebral, cujo o sangue se espalha pelo tecido cerebral, oxidando, provocando, a necrose e a apoptose tecidular (vulgarmente é conhecido como morte neuronal). Normalmente, estes episódios sao causados pela formação de aneurismas que se alojam em locais onde a elasticidade arterial é deficitária.

  • Isquemia Cerebral: define-se como um suprimento da passagem do sangue, a nivel cerebral. Os episódios isquemicos podem dar-se de 3 formas:
  1. Aterosclerose - caracteriza-se pelo engrossamento das paredes das artérias e pela diminuição do diametro pela qual o sangue circula. Normalmente é causado pela acumulaçao de gordura nas paredes arteriais.
  2. Trombose - define-se pela formação de um coágulo de sangue (denominado de trombolo) que impede a passagem do sangue.
  3. Embolia - é parecido com a trombose, mas neste caso o coágulo de sangue (designado de embolo), forma-se numa artéria de grande calibre (mais grossa) e se desloca para uma artéria de pequeno calibre (artérias mais finas)
SINAIS:

Há uma panoplia variada de sinais que indiquem quando alguem esta a ser vitima de AVC mas o 3 mais conhecidos são:
  1. falta de força e mobilidade num braço
  2. boca ao lado (deformação bocal)
  3. dificuldade em falar
CAUSAS:

Factores de Risco inateráveis:
  • idade
  • sexo
  • grupo etnico ou racial
  • história familiar
  • factores genéticos de risco
Factores modificáveis com tratamento médico:hipertensão
  • diabetes
  • colesterol
  • doenças cardiacas
Factores de risco relativamente ao estilo de vida:
  • obesidade
  • sedentarismo
  • consumo excessivo de álcool
  • uso abusivo de drogas ilícitas

CONSEQUENCIAS:

Momento do ataque: todos os segundo sao cruciais, para a preservaçao cognitiva do sujeito, para a sua recuperação total ou para uma maior eficácia da reabilitaçao!

Normalmente as consequencias do AVC sao varias, tanto a nivel cognitivo como a nivel fisico que, numa fase mais avançada se estende para uma dimensão mais afectivo-emocional, pessoal, social, contextual e de adaptabilidade às novas circunstancias! Os sinais consequenciais mais evidentes sao: boca ligeiramente dissimétrica, linguagem alterada (desenvolvimento de afasias, membro superior contralateral à lesao em garra, arrastamento de algum dos membros inferiores, desenvolvimento de algum tipo de apraxias.

INTERVENÇÃO:

A palavra de ordem no processo interventivo é reabilitação cognitiva, ou seja, na maioria dos casos, a recuperação total das funcionalidades cognitivas é utópico, portanto deve-se proceder a uma intervençao de cariz sistemático, na medida em que deve ter em conta, nao só a componente pessoal, mas tambem todo o contexto que cerca o sujeito, no processo de adaptaçao à nova realidade! Deve-se proceder à potencializaçao das funçoes preservadas, e à criaçao de alternativas que cubram as falhas cognitivas existentes, de modo a proporcionar ao paciente e aos demais um grau aceitavel de qualidade de vida, que lhes possibilitem conforto, dinamismo, adaptabilidade, bem estar e niveis emocionais positivos.

(...)



estejam atentos
Obrigada
Patricia


(se gostaram deste post de cariz mais cientifico manifestem-se de modo a que eu volte a trazer outras temáticas, duvidas, criticas, sugestoes, coloquem-nas, estarei aqui para tentar solucionar)


Sem comentários:

Enviar um comentário