Visitantes

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Praxes: integraçao vs. abuso

ola ola =D

pensavam que vos ia abandonar? claro que nao =D

Resolvi preparar um post para os meus leitores mais assiduos =D

Vamos a isto:

Este ano estou no 2ºaninho da faculdade portanto sou mestre e posso praxar! Sinceramente nao vou ser daquelas "estupidas" que massacram os caloiros até ao "tutano"! Vou querer conhecer os caloiros, vou querer perceber as suas motivaçoes, vou querer ajudá-los caso precisem!

Dissem que a bela da praxe é uma forma de integraçao! Depende... se for feita de forma saudavel em que o caloiro se sinta bem, se divirta e se integre na vida academica e na cidade- isto sim é a forma mais correcta de "abraçar a caloirada".

É preciso disser que os caloiros sao seres humanos que merecem ser respeitados como tal por isso, os "superiores" nao podem e nem devem ultrapassar alguns limites morais e eticos de cada um! Por outro lado, cada caloiro tem a sua propria personalidade, cabe aos superiores descodificarem ate onde podem ir, visto que ha uns mais totelarantes e que alinham em todas as brincadeiras, mas, tambem há outros que nao conseguem levar tanto na desportiva pois tem um intimo menos tolerante nao conseguindo, assim, encarar algumas praticas de forma positiva! (nota: ha casos de caloiros que abdicam do seu curso que ja vem sido sonhado à anos, por causa de praxes maldosas! Eles abdicam de um sonho por nao aguentar a pressao "praxante". Que mundo é este que permite que algumas pessoas que se acham literamente superiores massacrarem os "novatos, estragando, assim, um sonho de uma vida)

Penso que o modelo utopico de praxes deveria ser um modelo assente no respeito, na integraçao, na inter-ajuda (entre superiores e caloiros), apoio (visto que nao é nada facil sair de casa, e, encarar uma realidade totalmente destinta da sua), alguma diversao (saudavel), espaço, coperaçao, amizade - todos estes valores deveriam ser a base das praxes (em alguns sitios felizmente estes pilares sao estimulados)

Felizmente há pessoas sensiveis que tentam colocar em pratica este construto =D espero que haja cada vez mais =D


beijinhu enormeeeee e bom Resto de Sabado :P

1 comentário:

  1. Tinha ideia que estavas na UBI! Lá, no meu tempo, no 2º ano era-se lacaio e ainda não se podia praxar:X *

    ResponderEliminar